quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Novembro Azul

Acaba outubro e se inicia novembro. Chega ao fim a campanha Outubro Rosa, sobre câncer de mama, e se inicia o Novembro Azul, com objetivo de conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 61,2 mil novos casos da doença devem ser registrados só este ano.

O problema do câncer de próstata é que ele só tem chances reais de cura se diagnosticado na fase inicial, quando ainda não apresenta sintomas. Por isso, é essencial que o homem faça o acompanhamento médico para realização do exame do toque retal e a medição dos níveis do PSA, Antígeno Prostático Específico, substância produzida pelas células da glândula prostática.

“Quando apresenta sintomas, que podem ser sangramento na via urinaria e dor, normalmente o tumor já está em fase avançada”, explica o Dr. Geraldo Eduardo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul da Sociedade Brasileira de Urologia. O câncer pode estar localmente avançado, quando já extrapolou os limites da glândula, mas ainda se encontra apenas no local, ou já ter se tornado metástase, quando o tumor se espalha para outros órgãos, principalmente os ossos.

Fonte: Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/2016-11-01/cancer-de-prostata.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!