segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A HISTÓRIA DO KAMA SUTRA

O Kama Sutra é um texto indiano, escrito por Vatsyayana Kamasutram, no início do século IV, que descreve o comportamento sexual humano. Seu conteúdo, voltado para a nobreza, é repleto de ensinamentos que visam elevar o espírito do homem em sua trajetória religiosa, além de conduzi-lo ao prazer através de posições eróticas. Embora seja um livro sobre sexo, é preciso considerar que o livro enfatiza a arte e os modos que uma pessoa deve praticar o sexo, envolvendo todos os cinco sentidos: audição, tato, visão, paladar e olfato, além da mente e da alma. 

Ou seja, o livro não é apenas um manual de posições. Além de descrever, detalhadamente, 64 formas de amar, consideradas essenciais, pretende também ser um guia para desenvolver o erotismo e sensualidade de ambientes, situações e pessoas. Velas e óleos aromáticos, comidas afrodisíacas, perfumes e músicas, fazem parte de todo o ritual. Nos próprios desenhos que ilustram o manual, é fácil perceber como estavam sempre enfeitados com tecidos leves, coloridos e sensuais e cheios de adornos como colares e brincos.

Segundo a história, Kama representa o amor e o prazer, sendo uma das bases da religião hindu, enquanto que Sutra é um termo técnico que representa guia ou manual, transformando então Kama Sutra em ‘Manual do Amor’. Os outros pilares, Dharma e Artha, representam, respectivamente, mérito religioso e aquisição de riqueza. Os hindus acreditavam que as pessoas que praticassem os três pilares, sem se tornarem escravos da paixão, conseguiriam ter sucesso em todos seus negócios.

No Kama Sutra as mulheres são conduzidas pelo manual para amar seus homens, satisfazê-los, contemplá-los com sua presença harmônica, alegria e beleza. Os homens são responsáveis por retribuir o prazer às mulheres, brincando ambos com seus corpos de maneira consciente e plena. Destinado aos homens, ele não ignora a necessidade e os desejos femininos, mas em geral guia o homem para satisfazê-los e não o contrário.

Ficheiro:Kamasutra5.jpgFicheiro:Kamasutra1.jpgFicheiro:KamaSutra03.jpg


*Encontre livros e videos sobre o Kama Sutra na Boutique Sensual Vícios do Prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!