A doutora Shieva Ghofrany, que trabalha no Stamford Hospital e a professora Jill M. Rabin, profissional do Albert Einstein College of Medicine, fizeram pesquisas relacionadas à utilização de Calcinha fio dental, e o resultado é assustador. Elas contam que, apesar esses produtos agradarem aos olhos de muitos homens e mulheres, eles podem ser uma via de acesso fundamental para que bactérias possam entrar na vagina da mulher e causar grandes estragos, ocasionando o aparecimento de doenças, por exemplo. As especialistas foram entrevistadas pelo jornal Huffington Post.
De acordo com informações, as calcinhas fio dental são feitas a partir de materiais que não permitem que a pele das mulheres, na região íntima, respire, levam grande perigo para elas. Até mesmo, as calcinhas fio dental que são feitas de algodão representam perigo pelo fato de que elas chegam a deixar a vulva das mulheres mais exposta a qualquer tipo de roupa que elas estejam usando, como é o exemplo do jeans e da lycra.
Dessa forma, de acordo com as profissionais, como as calcinhas de fio dental são finas, elas podem, também, transferir algumas bactérias que estão por fora da vagina, para dentro dela, pelo fato de que o tecido pode se deslocar, transportando assim esses microrganismos para dentro da vagina. Quando está dentro da vagina, na uretra, esses microrganismos farão bastante estrago e poderão trazer infecções para a região íntima da mulher.
“Usar calcinha fio dental todos os dias é perigoso porque pode aumentar o risco de feridas locais em função do atrito com o tecido”, conta a ginecologista Claudia Leão. Outra situação bastante desconfortável é para as mulheres que têm uma certa tendência para o desenvolvimento de hemorroida. Para elas, a calcinha fio dental precisa ser evitada.
Além disso, os especialistas contam que as mulheres precisam trocar as roupas íntimas diariamente. Caso não o façam, até mesmo sem usar as peças íntimas mais curtas que as normais, elas podem estar suscetíveis a aparecimento de erupções cutâneas e feridas.