sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL E SAÚDE: DIVERSÃO COM RESPONSABILIDADE


Enfim é sexta-feira de Carnaval!!! Hora de deixar a tristeza de lado para cair na folia, mas sem se descuidar da sua saúde. A diversão é tanta que às vezes esquecemos de cuidados básicos que podem garantir nossa disposição durante a após os festejos do Rei Momo.
Confira nossas dicas para tornar esses cinco dias de folia ainda mais prazerosos.

1- Sexo seguro sempre

Todos nós sabemos que os festejos do Carnaval são um convite para se entregar aos prazeres do sexo. Todo o clima de sensualidade que envolve a festa deixa os hormônios a flor da pele. Mas é preciso muito cuidado nesse momento. Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo e a contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. Por isso, seja sempre precavido e leve sempre com você um pacote de camisinhas. Esse é o melhor método para prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis e também a gravidez.

Mas atenção, não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Existem alguns vírus que podem ser passados também pelo beijo. A mononucleose infecciosa, conhecida como a "doença do beijo", é transmitida, principalmente, dessa forma. Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado. Além disso, a conhecida herpes labial também é adquirida através do beijo. Uma vez adquirida, ela será a sua companheira pela vida toda. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que as bolinhas avermelhadas apareçam na mucosa da boca. Mas fique tranquilo, ela só é transmissível enquanto estiver aparente. Por isso, não saia beijando todo mundo que encontrar por aí!


2- Atenção com consumo de Energéticos

Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval. Mas cuidado, essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. 
Além disso, o corpo se acostuma com a cafeína, que passa a ter menos efeitos, e o organismo precisa, progressivamente, de mais remédio para conseguir o efeito desejado. 

3- Beba com moderação 

As bebidas alcoólicas promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a ingestão em si e podem provocar desidratação. Por isso, além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.

4- Cuidado com a ressaca

Evite tomar remédios para curar a ressaca. Cuidado com o famoso 'ASS" e com o paracetamol, pois esses podem prejudicar a saúde se consumidos associados ao álcool. Além disso, a maioria dos remédios para ressaca têm uma combinação de substâncias que ajudam a evitar os sintomas, mas não reparam os danos ao corpo. O ideal é aproveitar a folia de maneira responsável, bebendo muita água, alimentando-se adequadamente e descansando o tempo suficiente para recuperação das energias.

5- Recarregue a bateria

O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo nos cinco dias. Em algum momento ele dará
sinais de cansaço e esgotamento. Por isso, dê uma pausa e descanse. 

6- Saco vazio não para em pé

Alimentação é muito importante, mas não vá se "entupir" de bobagens. Antes das festas, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento, procure fazer uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia. 

Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas. 

E após o carnaval faça uma dieta Detox de 2 dias, com muita água, água de coco e sucos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados. Isso ajudará a limpar e reequilibrar o organismo.

7- Cuide da sua pele

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15, reaplicado de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!