domingo, 16 de outubro de 2016

Dez mitos sobre o câncer de mama


Existe muito desconhecimento ainda sobre o câncer de mama e, pior, existe também muita “crendice” popular que podem terminar prejudicando o diagnóstico e o tratamento da doença. Veja abaixo 10 mitos sobre o câncer de mama:

1. O uso de anti inflamatórios diminui o risco de câncer de mama; Não existe comprovação cientifica.


2. O uso de desodorantes e outros cosméticos axilares aumenta o risco de câncer de mama; Não existe comprovação cientifica.


3. Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer; Não existe comprovação cientifica.


4. O consumo de chá verde diminui o risco de câncer de mama; Não existe comprovação cientifica.


5. Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel; Não existe relação. O trauma pode inflamar a região e, por causa dos exames e do tratamento, a doença pode terminar sendo descoberta.


6. Se eu faço o autoexame das mamas todos os meses não preciso fazer mamografia; Não. A mamografia pode detectar o tumor até 2 anos antes dele ser palpável;


7. O câncer de mama sempre aparece como um caroço; Não necessariamente. O caroço é o mais comum, mas pode aparecer também secreção sanguinolenta e alterações no aspecto das mamas.


8. Apenas mulheres com histórico de câncer de mama na família podem ter a doença; Apenas 5 a 10% dos casos são hereditários. Eu mesma tive câncer de mama sem histórico.


9. Mulheres com seios pequenos não têm câncer de mama; Sim. A doença ataca independente do tamanho do seio.


10. Sutiã apertado pode causar câncer de mama. Não existe relação e nem comprovação científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!