segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O QUE ELES E ELAS PROCURAM - A CIÊNCIA EXPLICA


Segundo alguns estudos a preferência sexual tem um caráter genético, com influência, é claro, da cultura e do ambiente.

Um dos mais famosos estudos sobre sexo e a busca do companheiro foi realizado em meados da década de 1980, com mais de dez mil pessoas de 37 culturas. O objetivo era saber o que homens e mulheres procuravam no companheiro ideal. O levantamento mostrou que, independentemente de cultura, religião, idioma ou localização geográfica, todos buscavam os mesmos atributos físicos.

Nas mulheres, juventude e beleza são fundamentais, mas não se trata de futilidade. Segundo as teorias evolutivas, tais características indicam saúde, fundamental para uma gravidez bem-sucedida. E os homens procuram os sinais físicos de juventude  que são indicativos de uma boa saúde.
Cabelos compridos e claros são sinais de juventude. Pessoas saudáveis têm o cabelo lustroso e brilhante. O comprimento do cabelo indica claramente o estado de saúde nos últimos quatro anos, portanto se uma mulher esteve doente durante esse período, o cabelo comprido denunciaria isso. A preferência masculina pelas loiras também parece ter uma explicação evolutiva. Observe que as pessoas costumam ter o cabelo mais claro quando crianças, mas este vai escurecendo progressivamente com a idade. Esse é  o motivo: cabelos claros são sinais de juventude também.

Outro sinal de juventude e saúde é a proporção entre quadril e cintura: quanto mais baixa, maiores as probabilidades de a mulher engravidar. Quantidade certa de gordura no lugar apropriado indica altos níveis de estrogênio, hormônio feminino ligado ao sistema reprodutor. É por isso que essas proporções diminuem na época da ovulação, quando a mulher está mais fértil. Grandes concentrações de gordura na cintura também são sinais de diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Os cientistas também conseguiram uma possível explicação para a predileção masculina por seios volumosos e firmes. A explicação é simples. A gravidade age sem piedade nos seios grandes. Não tem jeito, bustos mais desenvolvidos são mais pesados e caem mesmo com a idade., ou seja, peitos caídos são nota de corte. Como nos seios pequenos a idade é difícil de ser conferida, os homens, intuitivamente,preferem as mais avantajadas.

Outra preferência biológica que herdada do reino animal é a simetria corporal. “Criaturas com orelhas, olhos, mandíbulas e dentes bem proporcionados, bem equilibrados, com cotovelos, joelhos e seios simétricos, têm capacidade de repelir bactérias, vírus e outros predadores diminutos que podem causar irregularidades no corpo”, diz Helen Fisher em seu livro “Por que Amamos”. Isso vale tanto para mulheres como para homens.

Os homens se deram bem melhor do que as mulheres no que diz respeito às exigências físicas. É claro que altura, ombros e peitos largos, abdômen sarado são atrativos. Afinal, todas essas características indicam altos níveis de testosterona, que está relacionado a uma boa saúde. No entanto, as mulheres valorizam outros atributos também.

Ambição, status, riqueza, inteligência também são atrativos que as mulheres procuram nos homens. Isso acontece porque o cérebro foi programado há milhares de anos, quando a mulher não costumava trabalhar e precisava de um homem que a protegesse e criasse seus filhos. É por isso também que homens mais velhos fazem sucesso, diferentemente do que acontece com as mulheres. 

Independente do diz a ciência, o importante é procurar o parceiro que nos complementa com o qual possamos dividir mais do genes e que seja capaz de construir um história de amor e respeito.

Fonte: Revista Galileu Galilei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!