A higiene genital é tão importante quanto o ato sexual. Além disso, ter uma boa higiene diária é fundamental para evitar qualquer tipo de infecção que pode prejudicar a saúde e o bem-estar sexual. Ao ter relações sexuais com seu parceiro, tanto os homens como as mulheres devem ser responsáveis pela higienização da vagina ou dos genitais, esta é uma prática importante, porque a falta de higiene pode dar origem a fungos, bactérias e infecções.
A higiene sexual é básica, mas cuidado, tudo em excesso é ruim. Isso mesmo, tanto a limpeza insuficiente quanto a excessiva não são recomendadas. A primeira opção porque dá espaço aberto às infecções e micro-organismos indesejáveis que se hospedam com facilidade e que certamente causarão sintomas incômodos como cheiro forte, coceira, ardor, entre outros.
Já a limpeza excessiva também traz problemas como acabar com a flora, esta flora se encarrega de defender a pele contra bactérias e infecções, deixando-a ressecada, causando dores durante o ato sexual.
Deve-se também limpar a área anal, a genital, mãos e a boca, já que com o calor da relação eles podem entrar em contato com os órgãos genitais.
ANTES DO SEXO
A higiene íntima é diária e deve-se ser cuidadoso e meticuloso. Na hora do banho deixe que a água cai em abundância sobre os genitais externos, estes devem ser lavados com água e sabonete neutro.Na área externa utilize sabonetes com pH adequado. Nunca use sabonete ou nenhum outro produto para higiene dentro da vagina. Eles são prejudiciais para o pH interno da vagina e para a flora e o desenvolvimento da mesma.
Depois do banho é fundamental que se seque completamente a zona genital, este detalhe é muito importante, a umidade é um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.
Os homens não pensam tanto em higiene genital, ou ao menos não prestam atenção tanto quanto as mulheres. Mesmo assim, a higiene genital nos homens é de suma importância, do contrário o nascimento de fungos, bactérias e infecções na área genital será eminente.
A higiene deve ser diária. Durante o banho, para os não são circuncidados, devem baixar ou empurrar para trás o prepúcio e lavar a glande com água abundante e sabonete, então o corpo do pênis e os testículos.
A zona deve ficar total e completamente seca, por isso não se recomenda que utilize a mesma toalha que secou o corpo e cabelos para secar os genitais, se você faz isso, com certeza seu genital estará sempre úmido.
Se o homem sua muito, deve aplicar talco na zona. Quando chegar em casa, depois do trabalho, tome banho novamente e seque bem a área e aplique talco outra vez.
APÓS O SEXO
O hábito de higienizar a região íntima depois do sexo é uma atitude saudável que pode prevenir corrimento, umidade e vários outros desconfortos.
Recomenda-se que depois do ato sexual a mulher tome um copo de água e tente urinar, o que ocorre é que durante o ato sexual, há esfregação e se acaso há alguma sujeira ou contaminação esta pode entrar no canal da uretra, você urinando depois do ato, estará expulsando qualquer impureza que haja penetrado no canal.
É recomendado, que logo depois do ato sexual, as mulheres se lavem, ou pelo menos sequem a zona para poder limpar os fluídos impróprios.
Lembre-se que a forma correta de limpar logo depois de urinar ou defecar, é da vagina ao ânus, ou seja, de frente para trás, isto evita que as bactérias do ânus cheguem até a mucosa vaginal.
Caso o homem tenha relações sexuais com uma mulher menstruada,deve lavar seus genitais logo depois do ato, pois o sangue é o meio mais favorável para o crescimento dos micróbios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!