quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A QUÍMICA DA SEDUÇÃO


O que leva uma pessoa a se interessar por outra? Será que a beleza física é o fator mais importante no jogo da sedução? O que seria essa coisa que chamam de “química”? 

É verdade que quando se trata de atração nossos instintos básicos ainda falam alto, mas novos estudos têm mostrado que as regras que norteiam o jogo da sedução são muito mais complexas.

Por exemplo, ainda que o visual seja o primeiro e talvez o mais importante estímulo, outros atributos, como cheiro e voz, além de características psicológicas como humor, têm se mostrado cada vez mais determinantes na hora da conquista, segundo a psicologia evolutiva — ciência que estuda os mecanismos adaptativos psicológicos que fazem parte do que chamamos de natureza humana.

Por exemplo, o olfato é um dos sentidos que mais nos aproxima dos cachorros e leões no quesito luxúria, segundo as recentes descobertas da ciência. O bom parceiro é aquele que cheira bem. E não estamos falando de banho e desodorante, mas da influência inconsciente que o olfato desempenha na escolha do melhor companheiro para a procriação. Apesar de não perceber, temos um olfato apuradíssimo para detectar um conjunto de genes que controla o sistema imunológico e influencia a rejeição de tecidos. Quanto mais parecido esse conjunto de genes do casal, maiores as chances de o útero rejeitar o feto. E nós, seres humanos somos capazes de sentir o cheiro desses genes, como mostrou um estudo suíço que ficou conhecido como “o experimento da camiseta suada”. Quando os pesquisadores pediram a um grupo de mulheres que cheirassem as peças com suor de homens e escolhessem o odor mais sensual, a opção recaiu sobre os indivíduos cujos sistemas imunológicos eram diferentes dos seus, mas compatíveis. Inconscientemente, elas se sentiram atraídas por homens com quem poderiam procriar mais seguramente. 

Esse conjunto de genes também aparece na saliva, o que ajuda a explicar por que o beijo é uma das principais notas de corte. E saiba que, se o beijo for bom, as chances de o casal acabar na cama aumentam. Isso porque, além de ser uma oportunidade de verificar a compatibilidade imunológica, ele amplia outros elementos da atração, como o cheiro e a visão. Além disso, homens com elevados níveis de testosterona (hormônio responsável pela excitação em ambos os sexos) podem ser irresistíveis, já que ela também está presente na saliva.

O bom humor é outro fator que influencia na escolha do parceiro. Homens mais bem humorados têm maiores chances de cair no gosto das mulheres. Isso porque o senso de humor parece estar associado à inteligência, característica masculina irresistível para a maioria das mulheres, e também à boa disposição, que está associada à saúde, que, por sua vez, indica boas chances de reproduzir. Ainda que não seja tão importante quanto nos homens, nas mulheres, o bom humor também tem poder afrodisíaco, pelos mesmos motivos.

A voz baixa e grave também é um fator importante na química da sedução. Evolutivamente falando, uma voz sexy é praticamente um sussurro rouco. Essa característica indica altos níveis de testosterona, que está relacionada ao impulso sexual.

Além desses aspectos biológicos, existem também os aspectos culturais, que nos diferenciam dos outros animais. A classe social, o grau de instrução e o comportamento do parceiro também são fatores determinantes na hora da sedução.

A verdade é que há uma complicada avaliação de um parceiro pelo outro e que não são computados somente a atração sexual, mas afinidade social, intelectual e experiência de vida.  Ou seja, para encontrar o parceiro ideal precisa rolar a tal da "química", que nem sempre funciona da mesma maneira para todo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!