terça-feira, 6 de maio de 2014

FEROMÔNIOS MUITO ALÉM DA ATRAÇÃO


Afinal, o que são feromônios? Perfumes com feromônios são atrativos?

Também conhecidos como feromonas, os feromônios são hormônios sexuais que permitem que seres da mesma espécie se reconheçam e se interajam. Essas subtâncias são secretadas por mamíferos e insetos com o objetivo de impulsionar a atração sexual entre indivíduos intraespecíficos. O termo foi criado pelos cientistas Adolf Butenandt e Peter Karlson, que tem origem grega, pheren = transmitir, hormon = excitar.

Existem vários tipos de feromônios, que desempenham diferentes funções. Há os feromônios sexuais, que despertam a atração sexual entre macho e fêmea; os feromônios de alarme, que são secretados como forma de alerta quando num possível ataque de um predador e muitos outros tipos de feromônios.

Neurocientistas defendem que seres humanos podem ter seu comportamento influenciado pela presença de feromônios, o interesse de um homem por uma determinada mulher em meio a muitas outras, a alteração do ciclo menstrual de mulheres quando convivem por muito tempo (forma de competição de fêmeas pelo macho, uma vez que, durante algumas etapas do ciclo menstrual, a mulher desperta no homem maior interesse) são exemplos de comportamentos influenciados por feromônios. No entanto, essa influência pode não ser tão forte nos seres humanos quanto nos animais.

Devido à evolução, nossos corpos e hábitos mudaram. A maioria de nós não produz naturalmente feromônios na quantidade suficiente para estimular a uma resposta sexual  imediata e a pequena quantidade que produzimos é disfarçada por desodorantes, sabonetes e perfumes. Além disso, nosso corpo durante a maior parte do tempo passa 80% coberto de roupa, o que impede ainda mais que o pouco feromônio produzido seja aproveitado. Ou seja, o feromônio em si não influencia muito na hora da conquista, mas o cheiro pode ajudar a atrair o sexo oposto.

Alguns estudos foram realizados usando-se substâncias semelhantes aos feromônios, baseados na hipótese de que os feromônios com função atrativa sexual apresentariam odor agradável. Entretanto, os resultados não confirmaram essa hipótese, levando à conclusão de que odores agradáveis não necessariamente significam atração sexual. Aliás, algo facilmente reconhecido é que nem todo odor agradável tem associações sexuais.

Em um estudo publicado em 1999, os pesquisadores avaliaram as respostas de homens e mulheres com relação à simetria e ao odor corporais. Foi percebido que a sensualidade do odor é um indicador mais relevante na escolha do parceiro, mais do que simplesmente se o odor é agradável ou não. Um achado interessante foi o de que as mulheres percebem mais a diferença entre um odor agradável e um odor sensual durante a fase mais fértil do ciclo menstrual. Assim, foi concluído que o odor corporal é um fator relevante na escolha do parceiro, mas não determinante. Afinal, nós, seres humanos, somos complexos e quando o assunto é sexo também observamos atributos físicos e comportamentais.

Então, como explicar atração exercida por alguns perfumes? São os feromônios responsáveis por esse efeito atrativo?

Está claro, que não são os feromônios, os únicos responsáveis pela atração. Os perfumes funcionam sim, mas não da forma como as pessoas pensam. Há perfumes que possuem um aroma mais atraente que outro, e despertam determinadas emoções. Um bom exemplo disso são os perfumes franceses que normalmente são caros por utilizarem óleos essenciais puros - utilizam aromas adocicados e sensuais que faz muito sucesso tanto entre homens quanto mulheres. Já no Brasil os perfumes ditos “afrodisíacos” possuem aromas fortes que podem ser sentidos em seus primeiros momentos e geralmente são cítricos amadeirados, patchoulis ou Ylang Ylang. Ou seja, cada pessoa reagirá de uma determinada maneira diante de um perfume específico.

Tudo isso pode ser explicado pela aromaterapia que é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Confira algumas essências que vão trabalhar suas emoções e deixa-lo mais pré-disposto ao amor:

Jasmin – é afrodisíaco tanto para homens quanto para mulheres.

Lavanda- combinado com óleos florais, madeira de cedro ou patchuli atrai o olfato masculino.

Ylang ylang - aumenta a libido e a energia entre amantes e é considerado um dos aromas afrodisíacos mais poderosos.

Patchuli- é um aroma mais relaxante.

Gengibre - mencionado no Kama Sutra como afrodisíaco. É um aroma quente e picante que aumenta a transpiração, o que leva à elevação dos químicos e, então, à atração sexual. Nesse caso também podem ser usados o cravo e a canela.


Ou seja, a lógica da influência do cheiro na conquista é natural. Perfumes não vão atrair seu grande amor, mas com certeza trabalharão suas emoções e lhe farão se sentir mais seguro e mais sedutor. 


Fonte: http://www.psicosex.com.br
          http://vilamulher.com.br

Um comentário:

  1. Realmente a natureza é perfeita! Artigo muito bem elaborado, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!