sábado, 24 de maio de 2014

A ANATOMIA FEMININA

Conhecer-se, tocar-se, entender-se... estamos falando de uma parte corpo que muitas mulheres simplesmente ignoram, a vagina. Parece brincadeira, mas muitas mulheres como tantos homens desconhecem uma das regiões mais importantes do corpo feminino. Responsável, não só pelo prazer, a vagina também nos envia sinais quando as coisas não andam muito bem. Por isso, hoje mostraremos a você guia básico para que você possa  entender, cuidar e aproveitar tudo aquilo que ela pode lhe oferecer.

TAMANHO E ELASTICIDADE

A vagina tem cerca de 8 centímetros de comprimento (da vulva ao colo do útero) e um diâmetro aproximado 4,7 a 6,3 cm . No entanto durante a relação sexual o tamanho pode variar devido a excitação. Ela chega a aumentas para 10 ou 15 centímetros. E ainda: o diâmetro pode crescer dez vezes mais. É essa elasticidade que facilita a penetração e a saída do bebê durante o parto.

CLITÓRIS

Uma das partes mais sensíveis da vagina é clitóris, ele possui cerca de 8 mil terminações nervosas e uma única função: o prazer feminino. O clitóris é a parte da vagina mais sensível ao toque, ao contato e a fricção é responsável por levar a mulher ao orgasmo. Durante um momento de excitação o clitóris se modifica aumentando de  0,5 cm até 2cm de comprimento.

LÁBIOS VAGINAIS

Os lábios vaginais são dobras de pele que formam da vulva, a genitália externa feminina e consistem de três partes: lábios maiores, lábios menores e a comissura labial. Os lábios maiores são os mais espessos e mais externos. Os lábios menores são mais finos e menores, e são localizados mais interiormente em relação aos lábios maiores nos contornos da abertura da vagina.Os lábios protegem a vulva contra ataques bacterianos. As glândulas no interior dos lábios menores produzem secreções ricas em substâncias feitas para matar bactérias. Dessa forma, os lábios se protegem contra infecções.As glândulas dos lábios menores também facilitam uma relação sexual bem sucedida. Quando suas membranas internas são estimuladas por toque ou por pressão, as glândulas são estimuladas a produzirem secreção. A lubrificação resultante disso mantem os lábios e a vagina umedecida, ajudando na penetração.

A função dos lábios durante a relação sexual não é puramente prática. Eles também ajudam as mulheres a usufruir do sexo. As finas membranas do lábio maior são cheias de vasos sanguíneos e de nervos que se incham ao serem estimulados. Isso torna os lábios internos incrivelmente sensíveis e receptivos. Da maneira correta e com a estimulação adequada, os lábios produzirão sensações de prazer, contribuindo para uma relação sexual bem sucedida ao aumentar a receptividade da mulher.

ELA CONVERSA COM VOCÊ

Isso mesmo!!! Quando alguma coisa não está bem ela envia sinais para que você fique alerta e procure um médico. Por isso, atenção às mudanças  no corrimento vaginal. 
Ter uma determinada quantidade de corrimento vaginal é normal, principalmente se você estiver em idade fértil. As glândulas do colo do útero produzem um muco transparente. Essas secreções podem se tornar brancas ou amarelas quando expostas ao ar. Elas são variações normais. O corrimento vaginal que muda de repente de cor, cheiro ou consistência, ou que aumenta ou diminui de volume de forma significativa, pode indicar um problema, como uma infecção. Mau cheiro, uma coloração acinzentada ou amarelada, acompanhado de coceira ou ardor ao urinar são sinais de que você deve procurar um ginecologista.

Além disso, não deixe de examiná-la ao menos de três em três meses. Deite-se na cama e com o auxílio de um espelho observe-a. Assim você conhece melhor o seu corpo pode perceber alterações que indicam se há algo errado. Repare se há algum nódulo, inchaço, verruga ou qualquer outro tipo de lesão.

ELA GOSTA DE CUIDADOS

Manter a higiene é fundamental, mas sem exageros. Nada de esfregar com buchas na hora do banho, ou exagerar na utilização do sabonete. Aliás, procure utilizar sabonetes neutros para evitar a desestabilização do pH vaginal ou sabonetes próprios para higiene íntima que por conterem ácido lático, impedem a proliferação de germes. Cuide dela também fora de casa, para situações de emergência tenha sempre com você lenços umedecidos, mas nada de usar com exageros.

Sua alimentação também faz a diferença. Derivados de leite, iogurtes e bebidas lácteas enriquecidos com lactobacilos colaboram para manter a flora vaginal protegida. Já o álcool diminui a imunidade do organismo, o que pode deixar a vagina propensa a infecções.

Exercícios também são importantes e como qualquer outra parte do corpos ela também precisa se exercitar. A estimulação sexual ajuda a deixar os músculos vaginais saudáveis e em forma. “Mulheres que passam cerca de quatro meses sem transar sentem a diferença quando retomam a atividade, pois a vagina perde um pouco da elasticidade”.

Dormir sem calcinha; não usar meia-calça diariamente; não ficar com o biquíni molhado o dia inteiro; utilizar absorvente somente durante a menstruação, trocá-lo, no máximo, a cada duas horas e usar preservativo. Esses também são cuidados que você deve ter com ela sempre.

CURIOSIDADE

Você sabia que existem plásticas para melhorar o aspecto da vagina? A Labioplastia, por exemplo, corrige pequenos lábios volumosos demais. Normalmente, o médico simplesmente retira o excesso de pele. Já a Lipoaspiração do monte de Vênus acaba com o aspecto gordinho que algumas mulheres têm na região dos pelos pubianos. Mas trata-se de uma intervenção puramente estética. Há, ainda, uma operação para diminuir e estreitar o canal vaginal. Os médicos, entretanto, a indicam apenas a mulheres que perderam o tônus muscular por causa da idade ou de gestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!