sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NA TERCEIRA IDADE TAMBÉM É PRAZEROSO


Se você acha que quem está entrando na terceira idade não tem vida sexual, você está muito enganado. Saiba que independente da idade, o prazer pode e deve estar presente nas relações sexuais.

A pessoas mais experiente dispões de mais tempo e mais intimidade, além disso suas expectativas em relação ao outro correspondem mais a realidade, ou seja estão mais preparados para que a realização sexual venha em todas as formas de contato íntimo do corpo.

Não podemos desconsiderar que há mudanças significativas no corpo do homem e da mulher quando eles alcançam a terceira idade. No corpo masculino ocorre a diminuição das taxas de testosterona e de dopamina, que é um neurotransmissor importante na resposta sexual. Ao mesmo tempo a produção de prolactina, hormônio que bloqueia o desejo sexual, aumenta consideravelmente. Por isso há uma queda no desejo sexual da maioria dos homens. Além disso,  a excitação pelo fica mais difícil e o tempo para ter uma ereção é mais lento sendo quase impossível repeti-la. 

Enquanto no homem as mudanças ocorrem rapidamente, na mulher as mudanças são mais lentas e começam um pouco mais cedo entre os 48 e 51, com a chegada da menopausa. Um dessa mudanças é o aparecimento de dor durante a relação. Junto com as mudanças fisiológica, há também as mudanças de humor e um aumento da irritabilidade. A intensidade e a capacidade de orgasmos se mantêm, mas os números de contrações orgásticos são menores, mudando a sua sensação.

É claro, que com todas essas mudanças acontecendo fisiologicamente e psicologicamente, são necessárias algumas adaptações. Manter seu parceiro ou parceira sempre interessado é um dos grandes segredos de quem tem uma vida sexual ativa e prazerosa. E como em toda relação que objetiva o prazer e a felicidade, o diálogo é base de tudo. Falar sobre fantasias, sobre sentimentos, sobre preferências... sem cobranças, sem comparações. 

Só sabe dar e receber prazer quem conhece bem o seu corpo e o corpo do outro. E para conhecer o corpo do outro é preciso observar os sinais, perceber onde ele gosta de ser tocado, que posições lhe agradam, fazer o outro se sentir especial... É preciso usar a imaginação e entender que uma relação prazerosa vai muito além da penetração, e que não é necessário ter orgasmos para se ter prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!