sábado, 11 de outubro de 2014

CÂNCER DE MAMA: SEXUALIDADE E SENSUALIDADE

Durante o tratamento do câncer de mama é comum algumas algumas pessoas terem sentimentos que vão afetar a sua auto estima e interferir na sua libido. Por isso reconhecer esses sinais e entender que estes transtornos podem afetar são causados por situações físicas é fundamental para se possa levar uma vida sexual saudável.

O câncer de mama pode gerar uma série de sentimentos, diversos altos e baixos. Isso tudo é normal – o ser humano é cheio de emoções e a presença do câncer de mama pode maximizar esse aspecto. Entenda que alguns dias serão melhores que outras, mas não permita que o mal estar se persista. O importante é que você não se desespere em meio aos sentimentos que experimenta. Se você perceber algum sinal de depressão, como tristeza profunda, falta de sono e apetite, insegurança e desânimo, converse com seu oncologista sobre o assunto. 

Outro fator que mexe muito com as pacientes em tratamento é a queda de cabelos e a mastectomia. Esses pontos são os que mais podem afetar a autoestima da paciente. O ideal é não se render a esses sentimentos e procurar saídas para esses incômodos, que são pequenos perto da qualidade de vida e da

  • Fale com seu parceiro ou parceira: converse sobre a diminuição da libido para que a pessoa não se sinta rejeitada e confusa com seu possível desinteresse sexual. A comunicação aberta poderá ajudar a buscar maneiras criativas de despertas a sua libido. 
  • Fale com seu oncologista: seu médico pode prescrever medicamentos para combater os efeitos colaterais do tratamento, motivos que levam ao desinteresse sexual. 
  • Fale com um psicólogo: o profissional pode ajudar identificando e tratando os obstáculos emocionais que colaboram com o desinteresse sexual.
Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!