domingo, 23 de novembro de 2014

PÍLULA DO DIA SEGUINTE: COMO UTILIZAR?

A pílula do dia seguinte é um do método contraceptivo de emergência (não é abortiva) que é vendido sem receita médica e têm baixo custo. No entanto, não é um medicamento que deve ser utilizado regularmente, limitando-se seu uso em apenas uma vez por mês. A utilização em excesso leva a perda a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.

O principal objetivo da pílula é bloquear a ovulação e com isso dificultar a incidência de gravidez. Caso a mulher não tenha ovulado, o anticoncepcional de emergência deverá impedir ou retardar a liberação do óvulo, evitando a fertilização. A pílula não deixa formar o endométrio gravídico (camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado e cuja descamação dá origem à menstruação).

A pílula deve ser usada quando, por exemplo, quando o preservativo estoura no momento da ejaculação ou então quando a mulher se esquece de tomar a pílula anticoncepcional durante dois, três dias. O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. O ideal é que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.

Dentre os efeitos colaterais pode-se citar:  alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos.

Cuidado!!! Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática e tromboembolismo venoso devem evitar tomar o medicamento. Nesse caso, consulte um médico.
Lembre-se: O medicamento não protege até a próxima menstruação, protege somente da relação que aconteceu antes de tomar o medicamento.Em caso de dúvidas sempre consulte seu ginecologista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!