quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CIGARRO UM RISCO A MAIS PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Fumar aumenta em 61% o risco de morte em pacientes com câncer de próstata, se comparados a não fumantes que têm a doença, diz um estudo feito pela Universidade de Harvard (EUA) e publicado na revista Journal of the American Medical Association. Os cientistas também descobriram que o tabaco eleva em 61% o risco de reincidência desse tipo de câncer. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda neoplasia de maior incidência entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele, e o segundo tipo de tumor mais letal entre eles. 

O estudo contou com a participação de 5.366 homens diagnosticados com câncer de próstata entre 1986 a 2006. A pesquisa concluiu que os pacientes que fumavam tinham até 61% mais chances de morrer da doença do que os não fumantes. O estudo também concluiu que, entre os fumantes, o estágio do tumor era mais avançado no momento do diagnóstico. 

Segundo os autores do estudo, os homens que tinham parado de fumar há mais de 10 anos ou os que, nos últimos 10 anos, vinham fumando menos de 20 maços por ano, responderam ao tratamento de modo semelhante aos que nunca haviam fumado. 

Isso acontece porque alterações hormonais provocadas pelo cigarro podem predispor a agentes carcinogênicos, o que explica a ocorrência de cânceres mais agressivos, como o tumor de próstata, que leva à morte cerca de 12 mil pessoas por ano. Os médicos alertam que todos os pacientes oncológicos devem parar de fumar. Isso porque o cigarro é fator de risco para, pelo menos, nove tipos de câncer. 

Texto extraído do site: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!