quarta-feira, 19 de novembro de 2014

DEPRESSÃO PÓS-CASAMENTO

A depressão é uma doença muito comum nos dias de hoje, e também uma das mais difíceis de se diagnosticar, pois ela pode ser confundida com tristeza ou melancolia.  Os sintomas mais comuns são: tristeza, perda de interessa ou prazer, sentimento de culpa, baixa autoestima, problemas para dormir, perda de apetite, cansaço e dificuldade de concentração. É diferente da tristeza passageira que pode surgir no dia a dia e, principalmente quando dura um longo período com intensidade moderada ou severa, a depressão pode se tornar um sério problema de saúde e afetar a rotina de trabalho ou escolar e o relacionamento com a família.

Há vários tipos de depressão, alguns são bem comuns, outros não. Por exemplo: depressão pós-parto, depressão nervosa, depressão adolescente, depressão da 3ª idade. A depressão pós-casamento não é tão comum quanto outros tipos, mas senão é tratada pode causar tantos danos quanto qualquer outra.

A depressão pós-casamento é um conjunto de sentimentos e sensações de vazio, angústia, melancolia, estranhamento e dificuldade de se adaptar e lidar com a realidade a partir do início da vida a dois. Normalmente, ocorre devido ao término dos preparativos para o casamento e mais comum entre as mulheres. A entrada em uma nova etapa da vida, a perda dos papéis de filho e irmão para assumir outro de pessoa casada podem despertar sentimentos de angústia. E essa angústia pode passar para uma depressão e pode se tornar um empecilho para a nova vida do casal.

Por isso, é preciso estar atento aos sintomas. Se  a pessoa, após um tempo está  desanimada, triste o tempo inteiro, não come direito, não tem vontade de sair de casa e não dorme direito, ela pode estar desenvolvendo uma depressão real. Neste caso, deve-se conversar e procurar ajuda médica.

Fonte: www.minhavida.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!