domingo, 27 de outubro de 2013

SEXO APÓS OS 50 ANOS TAMBÉM É PRAZEROSO

Há ainda na sociedade o mito de que as pessoas diminuem a atividade sexual por volta dos 50 anos e que a sexualidade é inexistente a partir dos 60. A verdade é que a idade não anula a sexualidade em ninguém, apesar da sociedade ter ainda um olhar repressor sobre a velhice assexuada. Pelo contrário, trabalhar a sexualidade após os 50 anos pode ser fundamental para a  saúde física e psíquica de homens e mulheres. Tanto que a Organização Mundial de Saúde considera que uma sexualidade segura e prazerosa é um dos indicadores de qualidade de vida da população.

O que realmente acontece é a mudança da função sexual. O sexo não fica pior ou melhor; ele apenas fica diferente. Diminuem a frequência do desejo, a condição de se excitar e também a ocorrência de orgasmos. Tudo isso impulsionado por mudanças no funcionamento do organismo como a  diminuição da lubrificação vaginal na mulher e diminuição de ereção nos homens. E isso é agravado nas pessoas com pouca atividade sexual na fase adulta.

Para os homens com mais de 50 o desejo não vem seguido de ereção. A partir de então, o homem precisa ser mais estimulado principalmente na área genital. A ereções passam ser menos firmes ou menos duradoras e a necessidade de ejacular diminui o que resulta na demora em alcançar o orgasmo. Mas, isso hoje não é mais problema uma vez que pode-se contar com medicamento seguros e efetivos para disfunção erétil, como é o caso das drogas facilitadoras de ereção.

Nas mulheres as perdas hormonais decorrentes da menopausa provocam a perda da lubrificação vaginal, que pode interferir na relação, provocando dor ou desconforto na penetração. Para esse tipo de inconveniente existe o gel íntimo à base de água.

Tanto o homem quanto a mulher também precisam estar com a saúde em dia. Doenças vasculares, diabetes e hipertensão, além de outras (depressão, câncer, etc.), cirurgias e uso constante de medicamentos para doenças crônicas incidem mais fortemente a partir dessa idade e podem prejudicar o desempenho do casal. Por isso, é importante cuidar da saúde física fazendo sempre os exames periódicos cuidando assim da sua saúde. 

Mas não é só o físico que precisa estar bem, a cabeça e as emoções também precisam estar em harmonia. Valorize seus sentimentos, redescubra o romance, movimente-se, ande, dance e paquere. Libere sua mente permita-se ousar.

Enfim, depois dos cinquenta as pessoas aproveite tudo o que a vida tem a lhe oferecer. Seus filhos estão crescidos,  sua vida profissional já está resolvida, você tem mais tempo livre e também mais maturidade... e tudo isso somado a recursos como o Viagra , os géis lubrificantes  e a reposição hormonal podem fazer com que o sexo depois dos cinquenta seja realmente muito proveitoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!