terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sexo: proteção natural existe?

Sabemos o quanto o nosso corpo é alvo de estudo de muitos pesquisadores, e apesar das pesquisas terem descoberto muito a respeito do funcionamento dessa máquina tão complexa, ainda há muitas coisas a serem explicadas. 

Recentemente, uma descoberta deixou muitos boquiabertos por aí... segundo uma pesquisa, a mulher tem uma proteção natural contra as DSTs. Leia e veja o que os pesquisadores descobriram.

"Segundo a nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (UNC), Estados Unidos, as bactérias presentes na vagina podem proteger a mulher de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS.

Para o estudo, os cientistas examinaram a mucosa vaginal de 31 mulheres e utilizaram microscópios de alta resolução capazes de proporcionar imagens em sequência ao longo do tempo. Eles queriam verificar se as partículas do vírus da AIDS ficariam presas no muco, ou se elas se espalhariam (o que provocaria uma infecção). Os resultados foram publicados na mBio, uma revista publicada pela Sociedade Americana de Microbiologia.

As bactérias da flora vaginal são consideradas “saudáveis” se uma espécie de bactéria chamada Lactobacillus for predominante, afirmou o autor e líder do estudo, Sam Lai, PhD., professor assistente da UNC Eshelman School of Pharmacy, em um comunicado de imprensa. No entanto, Lai e sua equipe descobriram que uma cepa dessa bactéria, a Lactobacillus crispatus, ajuda a criar uma barreira mucosa que combate o HIV e outras DST.

Os pesquisadores descobriram que o muco cérvico-vaginal que continha Lactobacillus crispatus e níveis mais elevados de ácido d-lático era muito eficaz na prevenção contra o vírus da AIDS.

Mas nem todo muco cérvico-vaginal é igual. Os investigadores também descobriram que o muco não bloqueava o HIV quando os níveis de ácido d-lático e Lactobacillus iners (outro tipo de lactobacilo) eram baixos. O mesmo ocorria quando havia quantidades significativas de Gardnerella vaginalis, uma bactéria associada à vaginose bacteriana (uma infecção vaginal causada por excesso de bactérias na vagina).

“Essas descobertas poderiam levar ao desenvolvimento de novas estratégias para proteger as mulheres contra o vírus da AIDS”, escreveram os pesquisadores em seu estudo.

Infelizmente há uma desvantagem: O corpo humano não pode produzir ácido d-lático, por isso não faria sentido tomar um suplemento ou comer algo especial para aumentar o nível desse composto no muco vaginal. Também não há maneira de conhecer a composição da flora vaginal sem submeter-se a um teste de laboratório como esse. Portanto, a prática do sexo seguro é definitivamente recomendável, ela não impedirá que ele seja prazeroso!"

 Fonte: Women’s Health

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!