quinta-feira, 15 de agosto de 2013

15 DE AGOSTO: DIA DO SOLTEIRO


Hoje, 15 de Agosto é comemorado o Dia dos Solteiros,no Brasil. Não se sabe bem ao certo quando e porque surgiu a data, mas o provavelmente é um contraponto ao Dia dos Namorados. Comemorar a liberdade é uma das premissas de quem comemora esse dia. E não é pouca gente não. Nas grandes cidades brasileiras, cerca de 10% dos lares são formados por apenas uma pessoa. Nos bairros centrais, os solitários chegam a ocupar 25% do total de moradias. 

Um estudo realizada pelo o Instituto Ipsos/Marplan/EGM em 2008 mostrou que Belo Horizonte (MG) ocupa o terceiro lugar no ranking dos solteiros, com 40% da população solteira, atrás apenas de Salvador e Brasília. Os motivos para esses números são vários: opção pessoal, divórcio, mudança para uma capital em busca de estudo ou trabalho, entre outros. O estudo aponta ainda que há três tipos de solteiros: o temporário, o transitório e o definitivo.

O primeiro faz referência às pessoas jovens que ainda não se casaram ou que adiaram o matrimônio em função do estudo ou do trabalho, e que não moram com os pais.

O transitório se refere à pessoa que se separou e que está morando sozinho por opção, ou até que encontre outro companheiro.

E o último caso, o definitivo, que faz menção às pessoas que não pretendem se casar, ou não querem se unir novamente e desejam morar sozinhos, pois prezam sua independência. Para esse grupo, solteiros por convicção, estar descompromissado é a melhor coisa do mundo, sair sem ter que dar satisfação, beber sem ninguém pegar no seu pé, azarar quem quiser na balada e, até mesmo, não se preocupar em gastar com presentes caros que nem sempre agradam, estão entre as vantagens.

E pra quem acha que estar solteiro é sinônimo de solidão aí vai a frase: "Solteiro, sim. Sozinho, nunca"? E isso não faz referência apenas a parceiros amorosos, mas também a amigos. Enquanto certos casais se isolam, os descompromissados podem muito bem manter o campo do relacionamento interpessoal ativo. 

Já que o Dia é dos Solteiros, aproveite para comemorar em grade estilo num happy hour, balada ou cinema com os amigos. Paquere, dance e celebre a liberdade, afinal ser solteiro tem lá suas vantagens, E para quem não irá aproveitar a noite de hoje só podemos dizer: Feliz dia dos Solteiro(a)s.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!