terça-feira, 27 de agosto de 2013

SAÚDE ÍNTIMA FEMININA - CUIDAR-SE É FUNDAMENTAL


A quantas anda sua saúde íntima? Você sabe quais exames deve fazer anualmente? Há quanto tempo você não realiza um check up completo?

Essas são questões que muitas vezes não conseguimos responder, seja pela correria do dia a dia, seja pela falta de informação ou até mesmo por comodidade. A verdade é que a saúde feminina precisa de cuidados especiais e deve-se fazer pelo menos uma visita anual ao ginecologista.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), são apresentados, por ano, cerca de 20 mil mulheres que possuem algum tipo de câncer, sendo que o câncer de colo de útero é a segunda doença maligna mais frequente entre as mulheres ficando atrás somente do câncer de mama.

É por isso que resolvemos publicar aqui o nome dos 9 exames que a mulher deve fazer pelo menos uma vez por ano para manter sua saúde em dia.

1º EXAME GINECOLÓGICO

Deve ser feito antes da primeira relação sexual. Após o início da vida sexual deve-se fazer o papanicolau para verificar possíveis infecções que podem afetar o colo do útero.

2º MAMOGRAFIA

O exame ajuda a identificar possíveis nódulos nos seios que possam indicar um câncer. A primeira avaliação deve ser feita aos 35 anos, depois disso é necessário que a mamografia seja realizada uma vez por ano. Se a mulher tiver  histórico de doença na família, o exame deve ser realizado mais precocemente. É um exame um pouco doloroso, em especial para mulheres com mamas muito pequenas.

3º ULTRASSOM TRANSVAGINAL

Detecta doenças como cistos no ovário, endometriose, miomas e até tumores. Caso surja algum indício dessas enfermidades, o exame pode ser solicitado pelo médico. O ultrassom transvaginal passa a ser praticamente obrigatório após a menopausa. Não é um exame doloroso e só realizado para mulheres que tenham relação sexual. 

4º DENSITOMETRIA ÓSSEA

Ajuda a verificar qual a densidade dos ossos. Pode identificar e prevenir a osteoporose. Deve ser realizado com regularidade para mulheres com fortes fatores de risco para a doença ou para aquelas que estão na menopausa e não realizam reposição hormonal.

5º COLPOSCOPIA

Detecta ferimentos que possam estar na vagina, na vulva ou no colo do útero. É bom fazer esse exame quando se inicia a vida sexual, porém muitas vezes só é indicado quando houver alterações no papanicolau. Exame desconfortável, mas não doloroso. Deve ser realizado em mulheres sexualmente ativas anualmente.

6º ULTRASSOM MAMÁRIA

É ideal para identificar cistos e até câncer de mama. Se a mulher sente muita dor, é importante fazer o ultrassom para saber a causa. Pode ser realizado na suspeita clínica de alguma doença ou como complemento a mamografia.

7º  HEMOGRAMA

Através desse exame você fica sabendo se o corpo está funcionando perfeitamente. Ele identifica inflamações, infecções e anemias.

8º SOROLOGIA

Este exame ajuda a detectar doenças provocadas por microrganismo, como hepatite, sífilis, HIV. Existem pessoas que possuem algumas dessas doenças sexualmente transmissíveis e não sabem, por isso é importante fazer o teste sempre que possível.

9º UROCULTURA

Seis em cada 10 mulheres sofrem de infecção urinária. Se você estiver com dificuldades para urinar, ardência e incômodos, faça o exame.

Cuide da sua saúde e conheça nossa linha de produtos dedicados ao bem-estar da mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!