terça-feira, 12 de novembro de 2013

ENTENDENDO O QUE É ANORGASMIA.


Você já ouviu falar de anorgasmia? Você conhece os sintomas ou tratamento para essa disfunção? Confira o que é e como deve ser tratada essa disfunção sexual feminina.

Anorgasmia, também conhecido como transtorno do orgasmo feminino ou disfunção orgástica, pode ser definido como um atraso ou ausência persistente recorrente do orgasmo feminino, caracterizado por ausência ou retardo após um período de excitação sexual adequada. Ou seja, é a falta de orgasmo durante o ato sexual. É importante saber que o orgasmo alcançado por meio de automanipulação do clitóris não é considerado anorgasmia.

Apesar de não ser uma doença física a anorgasmia atrapalha muito a vida das mulheres, pois pode levar a mulher a ter aversão sexual devido à realização do ato sexual sem prazer, e sem atingir adequada lubrificação para o ato, pode haver dor durante a relação.

Segundo o psicólogo e sexólogo Carlos Boechat, ela pode ser primária, quando a mulher nunca teve orgasmo, ou secundária, quando a mulher teve orgasmo e por um fator emocional ou orgânico deixou de tê-lo.

As causas podem ser físicas ou psicológicas. Dentre as causas físicas estão disfunção hormonal; depressão; medicamentos psicotrópicos; drogas ilícitas; remédios para emagrecer; tumor cerebral ou qualquer outra doença que deprima ou enfraqueça o organismo.

Já as causas psicológicas, segundo Boechat, podem envolver problemas conjugais, parceiro pouco carinhoso, parceiro com ejaculação precoce, homossexualidade oculta, medo de se entregar ao amor, medo de amar, medo de engravidar, sentimento de culpa ou pecado na relação sexual.

Uma mulher, ao identificar a falta de orgasmo durante o ato sexual, deve procurar um ginecologista para fazer exames hormonais e saber se está tudo bem fisicamente. Se estiver tudo em ordem, a orientação é buscar a ajuda de um sexólogo ou psicólogo que irá desenvolver um trabalho procurando eliminar as atitudes negativas e prejudiciais em torno da sexualidade em geral e sobre o orgasmo em particular.

Outro tratamento muito eficaz é a fisioterapia ginecológica que trata a anorgasmia com um trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico e ajuda a mulher na busca do autoconhecimento do corpo. Sendo o pompoarismo um dos exercícios mais recomendados.

É importante ter em mente que nem toda mulher terá orgasmo em toda relação sexual e que isso não deverá ser visto como um problema. A mulher deve relaxar e curtir todas as etapas do ato sexual sem se preocupar unicamente em alcançar o orgasmo, pois este virá naturalmente se a mulher estiver gostando daquilo que está fazendo.

Quer saber se você sofre de anorgasmia? Faça um teste online clicando aqui.


Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?747
http://www.thiagodealmeida.com.br/site/files/pdf/Anorgasmia_feminina.pdf
http://idmed.terra.com.br/sexualidade-e-gravidez/vida-sexual-e-fertilidade/anorgasmia-saiba-o-que-e-e-como-trata-la/orientacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!