sábado, 30 de novembro de 2013

MENSTRUAÇÃO- UMA QUESTÃO DE ESCOLHA


Toda mulher sabe que a cada período de aproximadamente 28 dias receberá a incômoda visita da menstruação, e que normalmente ela vem acompanhada da TPM - Tensão Pré Menstrual. Nessa fase as mulheres costumam ficam mais sensíveis, irritadiças e apresentar sintomas com inchaço e dores de cabeça.

Mas, será que toda mulher precisa mesmo que passar por essas fases tão desagradáveis em suas vidas? Há alguma forma de amenizar isso?

Atualmente existem vários métodos, todos realmente seguros para evitar a menstruação. O seu médico ginecologista certamente vai indicar qual o método que melhor se adaptará o seu organismo, por isso uma boa conversa com ele é importante para buscar o melhor método, que vai desde tomar anticoncepcional ininterruptamente como fazer implante de aparelhos intrauterinas com essa finalidade. Veja os métodos mais utilizados nos dias de hoje.

Injeção de progesterona
Após três meses utilizando o método, 60% das mulheres têm a menstruação suspensa. A injeção contém uma grande quantidade de progesterona, que fica depositada no organismo e é liberada em pequenas doses diárias.
Vantagens: Diminui a irritabilidade e agressividade. São muito úteis no tratamento de doenças crônicas que pioram durante a menstruação. 
Desvantagens: Aumento de peso significativo e diminuição da libido. 


Implante subcutâneo 
É um pequeno bastão semi-rígido contendo hormônio que é liberado diariamente em pequenas doses. Sua inserção é feita no braço e a validade é de três anos. 
Vantagens: O implante consegue interromper a menstruação e também melhora os sintomas da TPM e endometriose. 
Desvantagens: Pode causar sangramentos indesejados e irregulares. 

Diu hormonal 
O dispositivo intrauterino libera diariamente uma pequena dose de hormônio, durante cinco anos. 
Vantagens: Pode provocar amenorréia (interrupção da menstruação), diminuindo as dores da endometriose e das cólicas menstruais. 
Desvantagens: Pode provocar sangramentos irregulares. 

Pílula de uso contínuo 
São pílulas que contém a mesma dose de hormônio e são tomadas sem pausa. Entretanto, Erica alerta que se a mulher tomar a pílula de três a cinco meses sem pausa, pode vir a sofrer sangramentos irregulares, além de outros sintomas como dor de cabeça, retenção hídrica e, em alguns casos, hipertensão.
Vantagens: Podem ser usadas por mulheres que estão amamentando, pois não interrompe a lactação. 
Desvantagens: Pode prejudicar a eficácia como anticoncepcional em mulheres que não estão amamentando já que, algumas vezes, não bloqueia totalmente a ovulação. 

Análogo Hormonal 
É uma substância injetada por especialista, mensalmente, por via intramuscular ou subcutânea. Atua inibindo a produção dos hormônios pelos ovários. O método é utilizado nos casos em que é aconselhável o bloqueio do ciclo menstrual, como na endometriose e na puberdade precoce ou em mulheres com miomas ou doenças crônicas.
Vantagens: Consegue interromper a menstruação na maioria dos casos. 
Desvantagens: A queda dos níveis hormonais pode desencadear os sintomas da menopausa, como calor, aumento de peso, redução da libido e da massa óssea. Não deve ser utilizado por mais de seis meses. 

As vantagens de interromper os ciclos menstruais mensais são a redução do risco de surgimento de endometriose, miomas uterinos, cistos de ovário, infertilidade causada por obstrução das tubas uterinas, câncer de mama, útero e ovário, além de amenizar as cólicas e auxiliar no combate à anemia e à tensão pré-menstrual. 

Entretanto, para muitas mulheres a menstruação mensal é sinal de perfeito funcionamento do seu organismo, e muitas ficam preocupadas com a possibilidade do uso constante de medicamentos causar infertilidade. Mas nenhum desses métodos causam infertilidade permanente.  Porém, as mulheres que optarem pelo uso deles para suspender a menstruação devem fazer um acompanhamento com o ginecologista, para verificar as alterações indesejadas e controlar as taxas hormonais.

Vale lembrar que esses tratamentos não são aconselhados para as mulheres fumantes, que têm problemas na tireóide ou que já tiveram trombose. Independente do tipo de medicamento escolhido para suspender a menstruação, todos contém hormônios que só devem ser utilizados com indicação médica, pois podem aumentar o risco de infarto, trombose, derrame e alguns tipos de câncer.
Fonte: Meu livro Online
          ABC da Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!