domingo, 9 de agosto de 2015

O orgasmo feminino e sua importância


Por que as mulheres experimentam o orgasmo? O orgasmo tem alguma outra função além do prazer?
Em uma dessas "andanças" pela web achei um artigo bem interessante sobre o orgasmo feminino e resolvi compartilhar com vocês partes desse artigo, confira!

"Homens e mulheres experimentam as mesmas mudanças psicológicas durante um orgasmo, que é o clímax do ato sexual. Tipicamente, ele dura menos de um minuto. Em ambos os sexos, o reto se contrai em intervalos de aproximadamente 0,8 segundos, um ato involuntário, e vários músculos do corpo começam a ter espasmos. Além disso, alguns compostos responsáveis pelo prazer, como oxitocina, norepinefrina e serotonina saturam o cérebro com uma enchente de alegria. 

Alguns estudiosos têm explicações diferentes para a existência orgasmo, veja algumas dessas explicações abaixo: 

Orgasmos encorajam a mulher a fazer sexo: Quanto mais uma mulher acasala, mais provável ela se torna de ficar grávida e ajudar na perpetuação da espécie.Uma evidência interessante para esse postulado é de que, em algumas espécies de primatas não-humanos, machos matam os filhos dos outros, mas não os seus próprios. Alguns pesquisadores sugerem que o orgasmo faz com que fêmeas acasalem com mais machos possíveis, causando confusão quando um deles tentar matar um infante, pois não saberá se o pai é ele ou outro animal.

Orgasmos ajudam na escolha do melhor macho: Pelo fato de que a maioria das fêmeas nem sempre têm orgasmos durante o ato sexual, talvez haja o fornecimento algum tipo de critério seletivo. Talvez, em algum ponto da evolução humana, o orgasmo durante o sexo indicou força, saúde e atenção de um parceiro masculino, significando que uma fêmea poderia determinar a idoneidade de um companheiro pelo fato dele ter feito ou não ela ter tido orgasmo.

O hormônio oxitocina, liberado no orgasmo, causa sucção: Um dos compostos liberados no sangue durante o orgasmo é a oxitocina, que também é associada, em parte, com a lactação. Em um estudo quando útero sofreu a ação direta do hormônio, ele tendeu a sugar fluidos. Talvez, o orgasmo seja uma adaptação seletiva para sugar o esperma ao útero (mesmo resultado da teoria de retenção de esperma).

Orgasmos encorajam o ajustamento do casal: Os compostos liberados durante o orgasmo tendem a fazer os parceiros ficarem mais próximos um do outro. Evolutivamente falando, essa adaptação pode fazer com que o macho se aproxime mais para cuidar dos seus infantes, aumentando as chances de sobrevivência da espécie.

Essas são as explicações possíveis do porquê as fêmeas experimentam o orgasmo, embora não esteja diretamente conectado à concepção de prazer."

Fonte: http://climatologiageografica.com/para-que-servem-os-orgasmos-femininos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!