quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Na Web todo cuidado é pouco


Todos sabemos o quanto a Internet pode facilitar a nossa vida, mas é preciso muito cuidado com o que se faz on line e com aplicativos que você usa. Um desses aplicativos virou notícia na última semana, o Adult Player que é utilizado por milhares de pessoas em todo o mundo e que promete pornografia “sem limites” a quem a utilizar, tem causado constrangimento a muitas pessoas.

O grande problema é que o aplicativo — que só pode ser utilizado em sistemas Android — mostrou que não cumpre nada do que promete. O que ele faz, na verdade, é ludibriar o usuário e tirar fotos frontais da pessoa que estiver usufruindo de seus serviços.
Com o desbloqueio e uso indevido da câmera frontal, o aplicativo acabava conseguindo fotos em diversos momentos constrangedoras. Depois, as utilizava para para chantagear os usuários, que são obrigados a pagar um resgate para que o serviço pare de usar o celular.

E acredite, esse tipo de crime cibernético se torna cada vez mais comum no mundo. Normalmente é usado um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de "resgate" para que o acesso possa ser reestabelecido e isso se dá através de aplicativos. 

O mais preocupante é que essa prática muito comum em computadores agora está se estendendo aos celulares, que por sua vez podem ser tornar alvo de ataques dos hackers.

Uma dica para evitar a instalação desse tipo de aplicativo (com malvare) é que se reinicie o aparelho em “modo de segurança [safe mode]”, logo após a instalação do aplicativo. Dessa forma, o sistema operacional será operado sem os aplicativos ligados, fato que faz com que os softwares perigosos possam ser desinstalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!