quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sexo na menopausa

Você sabia que uma em cada seis mulheres experimenta maior desejo sexual durante a perimenopausa, fase que antecede a última menstruação?

Segundo os ginecologistas, a explicação para esses fato é orgânica. Durante esse período, a produção de estrogênios desequilibra, mas os ovários e glândulas supra-renais continuam produzindo os hormônios andrógenos (masculinos), que estimulam a libido. O fim da menstruação e a redução considerável da produção de estrogênios, infelizmente, muda esse quadro.

A vagina fica mais seca com a menopausa, seu revestimento interior perde espessura e a penetração pode ser dolorosa e desconfortante. O tratamento de reposição hormonal bem como o uso de cremes à base de estrogênio aumentam o fluxo sanguíneo na vagina e melhoram a sua lubrificação. Mas a terapia de reposição combinada de estrogênios e progestogênios, indicada para mulheres que têm o útero intacto, pode afetar a libido durante o tratamento. Quando isso ocorre, os médicos costumam prescrever doses mínimas de testosterona para melhorar o desejo sexual, embora admitam que a sexualidade feminina não depende apenas de hormônios. Metade do caminho para o prazer no ato sexual é resultado do "clima" de entendimento existente entre o casal e do carinho mútuo.Os sintomas desconfortáveis, como ondas de calor e suores noturnos, podem afetar o desejo, ao comprometer o sono e a disposição da mulher, mas os problemas decorrentes do envelhecimento, como o desgaste físico, associado a dificuldades no relacionamento com companheiros ou maridos interferem muito mais na sexualidade feminina do que a menopausa.

Por isso, na menopausa deve-se cuidar ainda mais do relacionamento. Criar um clima agradável, ficar mais relaxada e até mesmo utilizar de fantasias para despertar maior prazer no ato.Tudo é válido para manter a libido.

E atenção, nem tudo são espinhos na menopausa. Nessa fase, o orgasmo da mulher pode ser muito mais intenso, pois as terminações nervosas estão muito mais à flor da pele, pois, a capa de gordura da região da vulva está diminuída o que contribui para maior sensibilidade.

Fonte: http://www2.uol.com.br/menospausa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!