sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Você conhece método Billings?

O método Billings é método contraceptivo que promete oferecer proteção contra gravidez e é 100% natural, sem riscos à saúde. É um método que vem sendo estudado há 50 anos.

A técnica é frequentemente confundida com a tabelinha, mas são métodos totalmente diferentes. O Billings considera fatores biológicos individuais, e não apenas a contagem dos dias do mês como é o caso da tabelinha. Nele, a mulher deve avaliar as alterações da sua secreção natural ao longo do mês, pois são essas mudanças que indicam em qual período de fertilidade elas estão.

O método não é indicado para mulheres com ciclos menstruais desregulares e as que tem dificuldade ou insegurança para acompanhar os sinais e mudanças do corpo. E lembre-se que o único método eficaz para evitar as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é o preservativo, o método Billings é somente um método contraceptivo.

Antes de adotar o método Billings como forma de contracepção, converse com o seu ginecologista. Há fatores que devem levados em consideração e que só o seu médico poderá orientar.

Para você conhecer um pouco como funciona esse método, separamos um passo. Leia, analise e converse com seu ginecologista.

Descubra o que significam os tipos de muco que você tem ao longo do mês


Para verificar a elasticidade do muco, pegue um pouco da calcinha ou direto da vagina e coloque-o entre o polegar e o indicador, tentando estica-lo (faça um movimento de pinça com o seu polegar e indicador). Se ele se esticar consideravelmente entre os dedos (algumas vezes eles conseguem se esticar por até 5 cm), é um muco fértil e você não deve ter relações sexuais. Se não esticar, indica infertilidade.

Pós menstruação: nos 5 dias seguintes a menstruação os seus níveis de hormônio ficam baixos. Você pode notar a ausência de muco ou a presença de um muco esbranquiçado, mas sem elasticidade nenhuma. Isso indica que você está infértil, logo, não pode engravidar.

Início da fertilidade : essa é a fase que se inicia no fim dos dias inférteis pós-menstruação e antecede o período altamente fértil. Nessa fase o muco começa a mudar de consistência: é um pouco mais elástico do que o anterior, pegajoso e leitoso. Aqui, embora não seja tão fácil, já é possível engravidar, portanto relações também devem ser evitadas.

O ápice da fertilidade: o último dia com esse muco mais escorregadio e elástico é o dia da sua ovulação, ou seja, o mais fértil do mês e ideal para uma gravidez (atenção a ele caso você não queira um bebê). Você só vai conseguir perceber que ovulou no dia seguinte, quando não tiver mais a sensação de muco escorregadio e começar a perceber uma diminuição no líquido, voltando gradativamente ao muco da fase infértil como o da pós-menstruação.

A ovulação ocorre no dia do pico de fertilidade. Em alguns casos ela pode ocorrer em no máximo dois dias depois desse pico. O óvulo sobrevive por 24h, logo, depois de 3 dias o seu período fértil terá acabado e, junto com ele, as suas chances de engravidar.

Conheça seu corpo
O muco sofre várias alterações ao longo do mês. Por esse motivo, muitos instrutores do método Billings defendem a abstinência sexual durante o primeiro mês ou pelo menos os primeiros 15 dias de iniciação do método. 
Outro motivo para a abstinência é que a lubrificação sexual pode confundir algumas mulheres e fazer com que se interprete as secreções da forma errada. 

Registre as mudanças

O método Billings trabalha com as fases do ciclo menstrual do seu corpo, logo, é importante que você mantenha controle sobre elas. Para isso, faça uma tabela com todos os dias do mês e anote no final de cada dia como o seu organismo se comportou. Para isso, faça-se as seguintes questões:

- Eu estou menstruada/ tive sangramento de escape?
- Eu tive muco?
- Meu muco se manteve igual ao do dia anterior ou mudou? (mesmo que a alteração seja pequena, anote-a!)
- Eu tive relação sexual hoje?
- Se o seu pico de fertilidade aconteceu há menos de 3 dias, anote “possivelmente fértil”.

Então, se por exemplo, hoje é dia 10 e você parou de menstruar ontem (dia 9), você provavelmente anotará: “sem menstruação, muco inexistente, relação sexual”. Agora, se você notar alguma mudança no muco, escreva “sem menstruação, muco pegajoso”. Se estiver no dia fértil, “muco elástico” e espere o dia seguinte para confirmar que aquele foi o seu ápice de fertilidade. Por fim, se o seu ápice de fertilidade foi há menos de 3 dias, marcar como “muco x (especificar de acordo com o que você vê), período possivelmente fértil”.
Essa tabela ajudará você a perceber como o seu ciclo funciona e, com o tempo, fará com que você entenda melhor os sinais do seu corpo.



Fonte: http://www.taofeminino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!