quinta-feira, 10 de julho de 2014

ALGUNS SINAIS QUE MOSTRAM QUE O MACHISMO AINDA ESTÁ POR AÍ


Há quem diga que o machismo acabou, que isso é coisa do passado...mas, infelizmente ainda podemos identificá-lo por em meio a homens e mulheres. Veja alguns sinais de que ele ainda está entre nós:

  • Divisão de tarefas
Mesmo nesses dias modernos ainda identificamos casais que não conseguem dividir as tarefas domésticas. Elas se sentem na obrigação de fazer, e eles não se esforçam por aprender. E reforçando esse comportamento, muitas mulheres educam os filhos dessa forma. As meninas compartilham das atividades domésticas, enquanto os meninos, muitas vezes nem ao menos sabem arrumar a cama.
  • Mulher no volante, perigo constante
Machista ao extremo essa famosa expressão. Se algumas mulheres são inseguras no volante, é porque os pais não nos ensinam a dirigir desde a infância como aos filhos homens. Além de tudo, o dito é mentira: pesquisas mostram que, no Brasil, mulheres se envolvem muito menos em acidentes de carro do que homens e raramente em acidentes fatais.
  • Cantadas
Sabemos o quanta esta opinião é polêmica, mas muitas vezes a cantada na rua não é elogio, é manifestação de poder. Cantada é ótima quando é bem-vinda. Na rua, partindo de um estranho, só causa medo.
  • Mostre-me como veste que eu te direi quem és
Há mil e uma razões pelas quais uma mulher usaria roupas curtas e a primeira delas é conforto. Por que quando um homem mostra o corpo é calor e quando uma mulher mostra é um chamado ao sexo? Uma saia curta, um short ou um top não são um convite a falta de respeito ou um apelo ao sexo.
  • Deus é homem
Quando a Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, está falando da espécie humana e não do homem enquanto gênero. Deus, na verdade, é um espírito e, como tal, não tem sexo. Projetar a imagem de Deus como um homem barbudo apenas coloca mais um homem em posição de poder.
  • Ser mãe e trabalhar
De onde tiraram essa ideia de que trabalhar e ser mãe é difícil. E ser pai e trabalhar não é? Exceto pela fase da amamentação, não vejo porque uma mãe teria mais dificuldades em trabalhar do que um pai. As tarefas com os filhos devem ser igualmente dividida pelos dois, pelo bem da criança, dos pais e, em alguns casos, do relacionamento do casal.

  • Homem paga a conta
Essa regra só se aplica se ele tiver convidado a mulher para o programa. De resto, os dois podem e devem dividir os gastos. Isso vale também para o orçamento doméstico, se os dois trabalham devem dividir as contas da casa igualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!