domingo, 20 de julho de 2014

VOCÊ SABE O QUE É DISPAREUNIA?


Dispareunia é o nome que se dá a condição que promove uma dor genital ou pélvica durante o contato íntimo ou durante o clímax. O sexo é uma atividade prazerosa por isso isso incômodo durante o ato não deve ser considerado normal. Muitas mulheres fingem que está tudo bem e continuam mesmo não tendo o prazer esperado. Mas isso pode ser muito mais complexo do que se imagina. Entenda um pouco mais o que dispareunia e saiba o que fazer.

A dispareunia pode ser causada por diversos fatores naturais, fisiológicos ou psicológicos. Mudanças no ciclo das mulheres, na gravidez, no pós-parto e também na menopausa, situações que levam a alteração de hormônios e repercutem na acidez vaginal,  infecções e micoses e até mesmo pela posição do sexo (por exemplo, se a penetração é maior e o colo do útero é tocado dói mais para as mulheres) podem causar dor e desconforto durante o sexo. A dor também pode ser causada por vaginismo, ou seja, a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração. Esta situação acontece às mulheres que têm medo de ter relações devido a algum trauma.

Muitas mulheres acham estranho sentirem essa dor já que a elasticidade da vagina é alta. O ginecologista Malcolm Montgomery explica que a vagina também tem ereção, só que não é visível como a do pênis. “Ela muda de posição em sua fase de excitação, fica ampla, molhada e ereta. Se não estiver preparada para o sexo, a mulher sentirá dor”. Se a dor acontecer antes ou no início da relação pode ser por causa da lubrificação. Se for durante, pode ser caso de micose, e as dores que ocorrem após o sexo são menos comuns. Outras causas como miomas no útero, cistite e infecção na trompa também causam dor.

Para evitar a dispareunia, a mulher deve manter a higiene e ir ao ginecologista ao menos uma vez por ano. E se você sentes dores antes, depois ou após a relação sexual converse com seu ginecologista e entenda o que está acontecendo com você.
Fonte: www.bolsamulher.com.br 
           www.clinicahm.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!