segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A MASTURBAÇÃO

A masturbação é algo natural, parte do desenvolvimento da sexualidade das mulheres e homens, e acredite é saudável e prazeroso. Além disso, é uma forma de se conhecer melhor eque permite ao homem e à mulher aprenderem a perceber as áreas de maior excitabilidade e as formas de gerar prazer desde o início da vida sexual. Também pode-se dizer que a masturbação é uma forma de se preparar para a relação a dois, ou então passar por períodos de ausência de parceiro e ainda assim ter orgasmos. Sendo assim, ela não tem idade para começar e nem para terminar.

Mas é preciso ter cuidados, pois quando a masturbação prejudica a vida social do indivíduo impedindo-o de estabelecer relações afetivo-sexuais, pode ser altamente prejudicial a saúde sexual.

A masturbação pode ser uma atividade solitária ou a dois e durante o ato podemos utilizar acessórios para facilitar o prazer. No entanto, é importante que esses acessórios sejam feitos para essa finalidade. Existem diversos acessórios seguros que podem acrescentar algo diferente à prática. Não pense em improvisar com objetos, legumes, ou frutas nessa hora, pois você corre o risco de causar feridas em seu órgão sexual e até mesmo infecções. Por isso, busque acessórios de qualidade vendidos em lojas especializadas, desenhados e fabricados com essa finalidade e evite usar objetos do cotidiano ou mobília para a prática.

Durante a masturbação o que vai determinar o uso ou não de lubrificantes é a fisiologia de cada um. Algumas pessoas não produzem quantidade de lubrificação vaginal necessária, nesse caso o uso de lubrificantes diminui o desconforto. Para a masturbação anal, é sempre recomendável o uso de lubrificantes, uma vez que essa região não possui lubrificação nem mesmo quando há excitação.

Não se deve esquecer dos cuidados com a higiene, pois assim você se mantém longe de infecções, inflamações e até mesmo doenças.Tanto para homens quanto para mulheres, a higiene antes e depois da prática deve ser feita com água e sabonete neutro, tanto das mãos quanto do órgão genital. 

A atenção deve ser ainda maior quando se tratar de masturbação anal. Nesse caso, é preciso lembrar que as bactérias e germes do reto não devem ser introduzidas na vagina. 

Não se esqueça de também higienizar os acessórios utilizados para masturbação. Use sempre sabonete neutro para esses fins.

Com higienização dos objetos e lubrificação adequada, o uso de preservativo é dispensável para a masturbação. Mas vale lembrar sempre que caso a mulher se estimule tanto pela vagina quanto pelo ânus, o ideal seria colocar nas mãos ou no objeto uma camisinha diferente para cada uma das práticas. Dessa forma, mantém-se a higiene e evita-se a interrupção da masturbação para fazer essa lavagem. 

E por fim, fique atento aos sinais que seu corpo emite. A dor durante ou depois da prática ou feridas que não desaparecem espontaneamente 24 horas depois do estímulo requerem atenção. Por isso, se você sentir algo diferente, procure descobrir o que motivou o problema e busque um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!