segunda-feira, 17 de junho de 2013

BOM PARA O CORPO, BOM PARA A MENTE



Sexo é uma das atividades físicas que mais faz bem para a saúde, inclusive a mental. São tantos os benefícios que alguns psicólogos e médicos recomendam. Não há contraindicações ou efeitos colaterais, nem mesmo é preciso usar com moderação. Assim como alimentação saudável e exercícios regulares, a atividade sexual regular alivia o estresse, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda é um excelente exercício aeróbico e anaeróbico.

Quem tem uma vida saudável tem um desempenho sexual satisfatório. E quem pratica relações sexuais com regularidade consegue equilibrar seus hormônios e estimular suas potencialidades, aumentando assim sua autoestima e seu ânimo para trabalhar e enfrentar os problemas do dia a dia. 

Deixar de fazer sexo pode fazer mal à saúde. Por exemplo, alguém que tem o desejo, mas reprime, corre o risco de sofrer de doenças psicossomáticas, como úlcera, infarto, asma brônquica e estresse...

Não é a toa que o sexo transforma o desempenho físico e psíquico de seus praticantes, já que ele modifica toda a química do corpo. As reações químicas começam no cérebro. Quando ele percebe que haverá uma relação sexual, os neurônios começam a liberar endorfina causando uma sensação de bem-estar, bom humor, disposição e insensibilidade à dor. A carga de adrenalina aumenta o que eleva a pressão arterial e mantém a pessoa em alerta. A dilatação dos vasos sanguíneos amplia o fluxo na região genital e faz com que o pênis fique ereto e a mulher tenha lubrificação vaginal. Entram em ação dois hormônios: o estrogênio (na mulher) e a testosterona (no homem) que aumentam a produção de colágeno tornando a pele mais brilhosa, resistente e menos flácida. 

Além de atenuar as tensões, na atividade sexual queima-se de três a dez calorias por minuto, em uma média de 100 calorias por relação. A musculatura é enrijecida, devido à contração de músculos como os do abdômen, nádegas e pernas. Nas mulheres, o assoalho pélvico também é exercido dando um maior controle sobre a continência urinária e fecal.


Nos homens, a prática frequente pode prevenir o câncer de próstata, pois a ejaculação ajuda a reduzir os riscos. Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos,  ter em média 21 ejaculações mensais reduz em até 33% os risco de câncer de próstata em relação a homens que ejaculavam sete vezes por mês. Além disso,pesquisas mostram que fazer sexo com frequência deixa o homem mais rejuvenescido, podendo tirar até 10 anos do visual. E de acordo com o British Medical Journal, homens que chegam ao orgasmo frequentemente tem 50% menos chances de morte prematura .


Mas lembre-se para ser saudável deve ser consentido e praticado de forma segura.


Precisando de mais algum motivo para se entregar aso prazeres do sexo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!