domingo, 17 de agosto de 2014

DIFICULDADES DE LUBRIFICAÇÃO


A lubrificação e a dilatação vaginal constituem duas manifestações genitais da excitação sexual feminina. Não pense que dificuldade em lubrificar é coisa anormal.  Pelo contrário, isso pode acontecer em qualquer idade, mesmo em mulheres bem resolvidas sexualmente. As causas são variadas, pode ser tanto hormonal, passível de ocorrer com mulheres na menopausa, quanto uma questão psicológica, como insegurança ou medo do próprio desempenho. 

Nas mulheres que passam pela fase de pós-menopausa, grande parte do transtorno de excitação sexual se deve a fatores médicos. A terapia de reposição hormonal é uma opção terapêutica, que deve ser discutida e orientada por um especialista, o uso de lubrificantes a base d'água também é recomendada.

No entanto, entre mulheres mais jovens, é bem provável que o problema se deva a problemas psicológicos, desarmonia entre o casal ou estimulação sexual inadequada. Muitos fatores podem interferir na lubrificação vaginal: a ansiedade em relação ao rendimento sexual, o medo de sentir dor, de uma gravidez indesejada ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis, poucas preliminares, brigas de casal, entre outros. De qualquer forma, é importante fazer exames médicos para descartar causas orgânicas, como alterações hormonais, efeitos colaterais de medicamentos e infecções vaginais. Quando a dificuldade na lubrificação vaginal é gerada por uma causa psicológica e/ou médica, a penetração é pouco prazerosa e até dolorosa, sendo incômoda até mesmo para o homem.  Neste caso é importante procurar um ginecologista para orientações, e procurar usar lubrificantes com seu parceiro!

Da mesma forma, que alguma mulheres se preocupam com a ausência de lubrificação, outras se preocupam com a lubrificação excessiva. Isso porque em algumas situações o pênis não consegue se manter dentro da vagina, devido a intensidade da lubrificação da mulher. Nesse caso, há produtos no mercado como alguns adstringentes vaginais que proporcionam deixam a região vaginal um pouco mais seca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!