segunda-feira, 11 de agosto de 2014

EXERCÍCIOS DE KEGEL PARA MULHERES


Os exercícios de Kegel, como são conhecidos no Brasil, foram descritos pelo Dr. Arnold Kegel na década de 40. Embora o Dr. Arnold Kegel tenha aperfeiçoado estes exercícios, a sua prática já era conhecida dos Taoístas da China antiga. Estes desenvolveram os exercícios com vista a melhorar a saúde, a longevidade, a gratificação sexual e o desenvolvimento espiritual.

Os exercícios de Kegel servem para combater a perda involuntária de urina, tanto no homem quanto na mulher porque tonificam e fortalecem o músculo chamado Pubiococcígeo, localizado no assoalho pélvico.

Outros benefícios dos exercícios de Kegel são melhora do contato íntimo porque ele aumenta a consciência corporal e a circulação sanguínea, e o combate ao vaginismo, que ocorre quando a mulher contrai os músculos da vagina involuntariamente, impedindo a penetração.

Os exercícios de Kegel na gravidez servem para prevenir ou combater problemas como incontinência urinária, que são muito frequentes neste período devido ao crescimento do útero e do estiramento do períneo durante a fase de dilatação do parto normal, sendo também úteis para facilitar a saída do bebê durante o parto normal.

Para fazer os exercício de Kegel corretamente, primeiro deve-se esvaziar a bexiga. O exercício consiste em realizar uma pequena contração do Pubococcígeo e para identificar qual é este músculo é aconselhado tentar interromper o jato de xixi enquanto urina. Quando terminar de urinar certifique-se que sabe contrair o músculo corretamente, a sensação deve ser semelhante a de tentar sugar algo pela vagina. Você pode aproveitar qualquer momento do dia, mas sempre quando a bexiga estiver vazia. Caso contrário, causaria uma infecção urinária, principalmente se você tiver propensão a tê-las. Portanto, uma boa recomendação é fazê-los logo após ter ido ao banheiro.

Você pode se exercitar três vezes ao dia: manhã, tarde e noite, em um momento em que possa concentrar-se na tarefa e estar relaxada. Caso não tenha muito tempo livre, aproveite os momentos em que você está parada, por exemplo, em um transporte público , na fila de um banco, em frente ao computador, etc. Você pode fazer esses exercícios de pé, deitada de costas ou mesmo de cócoras.
  • Contraia os músculos durante 5 segundos e, em seguida, relaxe-os pelo mesmo tempo. Repita 10 vezes. Aumente de forma progressiva o tempo que mantém os músculos do assoalho pélvico contraídos e relaxados, até chegar a 10 segundos.
  • Faça contrações o mais rápido que possa dos músculos do assoalho pélvico, partindo de 10 repetições. Com o passar do tempo, tente chegar às 30 repetições cada vez que fizer as contrações rápidas.
Estes exercícios não levarão muito tempo nem exigirão muito esforço. O importante é que seja constante e que os mantenha no tempo, para que possa desfrutar de seus benefícios. Com o passar dos anos, você verá como ajudaram a prevenir a incontinência urinária que acomete muitas mulheres na idade madura. Quanto mais você dominar os músculos do assoalho pélvico, mais isso ira repercutir na sua vida diária, desde a melhora das relações sexuais até a melhora da função urinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!